O Sentido das Palavras - Isabelle Fochier

10:07

O Sentido das Palavras - Isabelle Fochier

E cá estou eu com mais uma leitura terminada. Desta vez continuei com a mesma autora do último livro que li e li o outro livro que ela lançou anteriormente, "O sentido das palavras".

Se já não te recordas do último livro, "O peso de um segredo", podes ler a review que fiz aqui. Mas muito resumidamente, este livro contou a história de Christopher e Laura, de como se conheceram e de como se reencontraram para descobrir todo um segredo. Este livro foi lançado depois do "O sentido das palavras", o livro que venho falar hoje, que fala sobre a história do filho de Chris e Laura.



Fico contente por ter lido os livros de ordem contrária ao que foram lançados pois o primeiro livro (o do filho) faz imensas referencias à história dos pais que se já a soubermos irão fazer todo o sentido, especialmente a forma como este livro termina. Por isso se lerem estes livros aconselho a que façam o mesmo.

Sinopse:
"A primeira vez…o primeiro amor…o primeiro perdão.
E se todos beneficiássemos da oportunidade de retroceder no tempo, e reviver momentos de outra maneira?
A complexidade das escolhas na idade das incertezas.
Brian Russel é um adolescente de dezassete anos, que vive em perfeita harmonia com os pais, Christopher e Laura, e uma irmã mais nova, a Emma.
O entendimento entre todos é perfeito, o percurso académico de Brian idêntico, com o sonho de seguir as pegadas do pai e ingressar na universidade de engenharia.
Quando conhece Marie Benoit, quase fruto de um acaso, a paixão entre ambos nasce instantaneamente. O que poderia ser uma simples história entre adolescentes banais, rapidamente se revela muito mais intensa e também preocupante, pois quando Marie engravida e escolhe uma saída, que a seus olhos é a melhor para o momento, as suas vidas vão precipitar-se numa sucessão de problemas graves.
Que consequências surgem na vida de todos, quando se opta pelas soluções mais simples?
Até onde aguenta um cérebro sobrecarregado, quando sente que a vida lhe escapa por entre os dedos?
E como pode o pai, libertar o filho e deixá-lo á deriva, quando o seu próprio passado tem uma história carregada de intensidade, perigo e mentira?"

O Sentido das Palavras - Isabelle Fochier

Entrei neste livro como o seguimento de uma história, o que para mim ajudou imenso a saber exatamente quem é quem, quem fez o quê e o porquê das coisas serem assim. Quem não tenha essa vantagem talvez discorde um pouco a forma como a personagem principal lida com os problemas e os seus princípios. Ainda assim foi um livro com uma leitura muito fácil e apesar de este ser bem maior que o outro, li-o em menos de uma semana.

A história começa com Brian (o filho) a apaixonar-se por Marie. As primeiras páginas dão a entender que a história se vai desenrolar nesta descoberta pela paixão mas rápidamente a história avança para uma fase mais estável da relação.

Brian e Marie namoram já há algum tempo e Marie sente que está mais que na altura de conhecerem os pais uns do outro, apesar de saber o porquê de isso nunca ter sido feito até à altura. Acontecimentos levam a que esse encontro com a familia acabe por acontecer e Brian sente-se a sair da sua zona de conforto e dos limites que impôs para o que acreditava ser uma relação feliz.

Um dia Marie descobre que está grávida e rápidamente ambos têm que tomar uma decisão, se manter ou não o bebé. Marie toma a decisão que parece ser melhor para todos e aborta mas essa decisão trás uma sucessão de problemas na sua vida e de Brian uma vez que Brian não lhe consegue perdoar. Apesar de ser um assunto bastante sensível, Brian ama-a e tentam com que a relação resulte mesmo quando existe um sentimento de desilusão tão grande entre ambos.

A história acaba por se desenrolar em grande parte a partir desta fase, os problemas que uma decisão destas causam, na relação e na saúde individual de ambos. Como manter uma relação de amor-ódio, como passar por um acontecimento visto como uma traição do parceiro e ainda assim continuar com ele. A história desenrola-se muito com os problemas que os pais tiveram com Brian (que foi o primeiro filho), a relação dos pais com o filho e a relação dos pais com a namorada.

Pessoalmente, nunca tendo passado por uma situação destas, a autora descreve todas as emoções e sentimentos de tal maneira que me consegui identificar e simpatizar com as personagens. É muito fácil compreender o porquê de se sentirem assim e de nos imaginarmos nesta situação, e nos problemas que se seguem. Acho que a história não poderia ter acabado da melhor maneira, não necessáriamente por ter acabado bem ou mal, mas porque fechou a história do filho e da namorada e do pai e da mãe. Por vezes temos a sensação de que ficou algo por contar num livro mas neste penso que acabou da maneira certa.

Se tivesse que escolher o livro que gostei mais escolheria "O peso de um Segredo" (o dos pais) porque achei a história mais entusiasmante e apaixonante. Esta achei-a mais angustiante.

O Sentido das Palavras - Isabelle Fochier

Este livro tem 706 páginas e um custo de 23 euros.

Podem encontrar o livro aqui.

Catarina

You Might Also Like

4 comentários

Instagram Pessoal

Segue-me no Bloglovin

Follow

Segue-me no Facebook