O Que Tens De Saber Sobre O Leite De Aveia

16:14

O Que Tens De Saber Sobre O Leite De Aveia

Hoje vamos falar sobre leite de aveia. Já tinha mencionado que recentemente tinha começado a consumir este leite e hoje venho mostrar-vos o que têm de saber sobre ele.

Desde pequena que deixei de beber leite de vaca. Apesar de não ser intolerante à lactose, beber este leite sempre me deixou bastante indisposta e também sempre fui um pouco contra termos que beber leite de vaca (ainda antes de existir toda esta controvérsia se devemos ou não bebê-lo).

Ainda assim há coisas como o meu café com leite que adoro beber e por isso sempre procurei um substituto, tendo passado por leite de soja, de arroz e de amendoa de várias marcas. E desde que encontrei o meu leite de aveia do Aldi que não tenho querido mais nada, não é demasiado doce nem enjoativo e é muito mais saudável que que os outros leites (à excepção do de amendoa).

Por isso hoje, para deitar alguns mitos que já ouvi por terra, eis o que têm que saber sobre este leite:

Não é verdadeiramente um leite.
Na verdade o leite de aveia é uma bebida vegetal que consiste basicamente em aveia e água (podem fazer o vosso próprio leite em casa), ou seja uma bebida vegan.

É bastante nutritivo.
Este leite contém carboidratos, alto teor de fibras, proteínas (menor que no leite de vaca), cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina E.

É de evitar as bebidas de aveia com sabores pois contém açúcares adicionados.

Contém tanto, ou mais, cálcio que o leite de vaca.
O leite de aveia é fortificado com este mineral e existem marcas no mercado que contém mais cálcio que algumas marcas de leite de vaca.

Calorias
O leite de aveia é muito menos calórico que o leite de vaca, sendo um bom substituto para quem procura emagrecer. No entanto estes valores podem variar de marca para marca pelo que se deve consultar a tabela na embalagem.

Gordura
De todos os leites que já bebi, o leite de vaca é de longe o que contém mais gordura. O leite de aveia contém o que chamamos de "gorduras boas" e comparando um com o outro, o de aveia tem menos de metade da quantidade de gordura presente no leite de vaca.

Fonte de antioxidantes
Contém antioxidantes que protege o organismo de derrames, doenças de coração e alguns tipos de cancro.

Bom para a pele e cabelo
Consta que esta bebida combate o acne e melhora a saúde da nossa pele. Também fortalece e repara o cabelo.

Teor zero de colesterol
Com teor zero de colesterol, o leite de aveia ajuda na diminuição do colesterol mau prevenindo doenças relacionadas com o mesmo.

Melhora o sono
Devido à presença de melatonina ajuda a combater as insónias.


Comparei este leite com o leite de vaca por ser considerado o leite "normal". Como disse em cima, podem fazer este leite na vossa casa pois apenas necessitam de aveia e água, e uma rápida pesquisa no google mostra-vos várias formas de o fazerem.

Qual é a vossa opinião em relação à controvérsia do leite de vaca? Devemos ou não bebê-lo?

Catarina

You Might Also Like

42 comentários

  1. Confesso que não sabia nada disto e é vergonhoso, mas nunca experimentei o leite de aveia
    Desde muito pequena que deixei de beber leite de vaca. Talvez desde os 5 anos. Não gosto do sabor e ficava enjoada se o forçavam. Os pediatras sempre disseram que desde que substituísse com os derivados ou outros alimentos, não valia a pena forçar. E nunca senti a menor falta. Como iogurtes, queijo, grão, espinafres... nunca tive qualquer falta de cálcio.
    Mas hei de experimentei o leite de aveia.

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te entendo :) Eu também não consigo comer iogurte por causa do sabor mas sempre comi bastante queijo e nunca tive problemas :D

      Eliminar
  2. Gostei de aprender um pouco mais sobre o leite de aveia, obrigada pela partilha! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  3. Muito bacana! São diversos benefícios para a saúde né?
    Muito útil o post ;)

    Beijocas,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Não sei se o devemos beber ou não... sei que tento não o beber e já encontrei alguns "leites" de que gosto bastante, como o de coco com arroz da Alpro ou um de amêndoa duma marca que agora não me lembro do nome. Mas, a verdade é que o meu café com leite (que eu adoro) nunca me sabe tão bem como quando uso leite de vaca e a verdade é que não sinto diferença absolutamente nenhuma quando bebo bebidas vegetais ou leite de vaca. No meu caso é só mesmo por uma questão de consciência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o leite de vaca com café é o melhor mas pelo menos comigo, fico mal disposta o resto do dia e cheia de dores de barriga :(

      Eliminar
  5. Não gosto de leite de vaca simples.. Mas adoro achocolatado, ahah. Como tu, também tenho o problema de ficar um bocadinho mal-disposta quando bebo e também já experimentei leite de soja (não experimentei outros, admito), mas não gostei do sabor - sabe-me a terra, a uma coisa meia estranha, mesmo juntando com o chocolate. Sei que os sabores são sempre diferentes e que é tudo uma questão de hábito, mas pronto... Como é o sabor do leite de aveia? Estou tentada a experimentar!

    Beijinho,
    Carolina
    w-her-e.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito difícil de explicar. O que eu bebo acho que não sabe de todo a aveia (para quem come aveia em flocos). Sabe a cereal mas é um sabor muito suave e pelo menos a marca que bebo não o acho nada adocicado.

      Eliminar
  6. Confesso que algumas coisas eu não sabia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. É uma mais-valia, sem dúvida alguma. Faz com que o cabelo não fique tão estragado :/

    Oh a sério?! Eu noto imenso a nível de hidratação e de me desinchar os papos. Possivelmente contigo não resulta por não teres a zona tão inchada. Não sei :)

    Não lhe sabia com tantos benefícios :)

    NEW FASHION POST | How to be FASHIONABLE in RELAXED looks!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho papos enormes! É por isso que acho estranho não estar a fazer nada :( Quem me dera que resultasse ahah

      Eliminar
  8. adoro leite de aveia, mas o meu preferido é o de arroz. são ambos maravilhosos!

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    NOVIDADES NO MEU CLOSET | STRADIVARIUS

    ResponderEliminar
  9. Gostei de saber mais sobre os benefícios do leite de aveia. Beijos
    http://encantosdasil.com/

    ResponderEliminar
  10. Eu sempre gostei muito de leite de vaca, acho muito bom! Mas também é maravilhoso saber que temos outras opções como essa e o melhor: que são ainda mais saudáveis! Gostei muito do post ^^
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de experimentar este leite!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu (Pedro) também descobri há pouco tempo que sou intolerante ao leite. Mas não consigo beber nenhum substituto. Só mesmo o leite sem lactose...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Talvez sejam os sabores que são estranhos. Mas já existem muitos sem lactose à venda :D

      Eliminar
  13. Eu adoro o leite de aveia! Depois de experimentar o de soja e amêndoa sem ficar muito convencida, só o de aveia e de coco é que consegui inserir na rotina.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não gostei muito dos outros. O de coco para mim é impossível porque odeio o sabor ahah

      Eliminar
  14. Que post interessante, realmente não sabia nem metade destes factos!!!
    Beijinhos

    Cloud World

    ResponderEliminar
  15. Olá Catarina,

    Fazem mais de 20 anos que não tomo leite de vaca mas, gostaria de experimentar este de aveia. :)

    Muito bonito o seu blog.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  16. Eu adoro o leite de vaca, já experimentei muitas alternativas mas não me convencem. É questão de gostos e de tolerâncias. Bom post por explicares os benefícios do leite de aveia. 😘😜 http://afarmaciajaponesa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Engraçado, não sabia que a bebida vegetal de aveia tinha assim tantas vantagens! Fiquei muito curiosa para experimentar :)

    beijinhos,
    Daniela**

    Girls Just Wanna Have... | YOUTUBE | FACEBOOK | INSTAGRAM ​​

    ResponderEliminar
  18. Achei o post muito interessante e muito, muito útil! Um dos meus objetivos para o futuro, leia-se "para quando for completamente independente", é tornar-me vegetariana e vou certamente lembrar-me do leite de aveia como um substituto! Nestas alturas em que se mudam mentalidades, tão importante como mostrar a realidade por trás dos lacticínios, é, na minha opinião, mostrar um substituto aos mesmos. Ótimo post!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Tenho a certeza que vais conseguir e nada é impossível mesmo estando na casa com os teus pais :D

      Eliminar
  19. É um dos meu leites favoritos! Ótimo post

    Beijinhos
    http://myfr3namaste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Instagram Pessoal

Keep in touch!

Follow on Facebook