Chiado Editora | O Peso De Um Segredo

10:30

Chiado Editora | O Peso De Um Segredo

Olá a todos! 

Hoje venho trazer-vos mais uma leitura que terminou e esta foi uma agradável surpresa.

O livro em questão é "O peso de um segredo" de Isabelle Fochier e recebi-o pela Chiado Editora na altura do seu lançamento, algures no meio de Maio se não me engano. E ainda bem que o recebi pois pelo título e pela capa este é um livro que difícilmente compraria e acabei por gostar imenso dele. Mais uma prova que não se julga um livro pela sua capa.

Sinópse:
"Duas vidas, destinadas a se encontrarem. Dois destinos, decididos a separarem. Laura Thompson sente-se prisioneira de uma noite que lhe modificou para sempre o percurso de vida.
Numa noite, Christopher Russel vê o percurso da sua vida escapar-lhe perante as circunstâncias e seguir outro rumo, longe daquela que ele escolhera para amar a perder no tempo. Dez anos de sofrimento, de segredos e de erros, irão separar duas pessoas que por medo de enfrentar o destino, se refugiam cada um no seu mundo, edificando muros ao seu redor e comprometendo a felicidade.
Mas no coração de alguns a perseverança persiste, o reencontro está iminente, longe de supor que ele os vai mergulhar numa espiral de desentendimentos e dor.
Como agir perante um erro colossal que põe em perigo sentimentos verdadeiros?
Onde encontrar força e sabedoria para afastar o rancor do amor?"


A sinópse mostra que este livro não é nada mais nada menos que um romance entre duas personagens que se amavam mas que por algum motivo se separaram dando a entender que surge daí o "segredo". Este livro na verdade vem na sequência de um outro, "O sentido das palavras" que é um avanço na história desta familia e agora este livro vem contar toda a história por trás.

Apesar de nunca ter lido o outro livro não senti qualquer necessidade disso pois toda a história tem contexto que nos conta exatamente o que precisamos de saber para entender tudo o que está a acontecer. 

Nunca tinha lido um livro com narrador, normalmente está escrito na primeira pessoa mas com a autora a querer relatar os sentimentos de ambas as personagens achei que esta opção foi bastante inteligente e nos ajuda a saber exatamente que personagem estamos a ler e que sentimentos pertencem a quem.

Agora em relação à história vou tentar não contar o principal pois o que me agarrou ao livro era a expectativa do que ia mesmo acontecer. Laura é uma rapariga que vive numa cidade turística que no verão recebe imensas pessoas de fora para um período de férias. Laura nunca se deu com as pessoas da sua cidade e os seus amigos eram um grupo de pessoas que iam sempre passar as férias onde vivia. Apesar de apenas se verem nessa altura do ano mantinham contacto com telefonemas e cartas e, certo verão, Laura apaixonou-se pelo irmão mais velho da sua melhor amiga, Christopher.

Ambos vivem um belo romance de verão (que aconselho vivamente a lerem) até que as férias se acabam e um evento em específico faz com que Laura e Christopher não se possam despedir. Ambos estavam apaixonados mas nunca o disseram um ao outro e a mágoa e a distância acabou por os separar durante 10 anos, até ao período em que nos encontramos agora no livro.

O livro centra-se mais em Laura pois é com ela que o "segredo" acaba por ser desvendado e é através da sua história que percebemos porquê que Christopher nunca voltou àquela cidade depois daquele verão. Ambos tentaram seguir com as suas vidas mas nunca superaram o amor que sentiam um pelo outro, algo que faz Laura recusar o pedido de casamento da pessoa com quem estava à 5 anos.

Entretanto Christopher, que nunca conseguiu esquecer Laura, muda-se para a sua cidade com as intenções de a achar e dizer tudo aquilo que sente à 10 anos. Sem saber por onde começar, nem por onde procurar acaba por encontrar Laura de uma maneira inesperada acabando por mudar a vida dos dois. O "segredo" precisa de ser desvendado mas o medo e a incerteza cria uma barreira enorme entre os dois e uma vez descoberto causa um misto de emoções e de acções que ambos precisam superar.

O amor que estas personagens sentem uma pela outra é inquestionável e certamente que nos faz pensar e tirar muitas lições deste livro, da maneira como agimos com outras pessoas e como por vezes conseguimos superar até mesmo as coisas mais horriveis. Cheguei a um ponto em que já não queria ler as passagens do passado, pois já tinha entendido a questão, mas sim um maior desenvolvimento na interação destas duas personagens. O amor deles não cansa e toda a história só nos faz querer ler mais. Perdi-me facilmente nesta história e fiquei triste quando acabou, não estava preparada para deixar de ler este romance embora tenha acabado de uma forma que nos responde a todas as dúvidas que podessemos ter.

Eu gostei imenso deste livro, tanto que li metade num só dia e só não li mais porque a faculdade não deixou, e recomendo-o bastante. É uma história muito bonita que nos mostra o que é sentirmo-nos vulneráveis e mesmo assim amar tanto alguém, e deixarmo-nos ser amados. Não vou contar mais pois é completamente impossível não dizer mais nada sem revelar questões essenciais da história. Mas se gostam deste tipo de livros acreditem que vale mesmo muito a pena.


Chiado Editora | O Peso De Um Segredo

Este livro tem 432 páginas e custa 20 euros.

Catarina

You Might Also Like

9 comentários

  1. Não conhecia o livro mas fiquei curiosa!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena! A história é muito boa e dá nos uma grande lição :D

      Eliminar
  2. Olá Catarina :)

    Acabo de "descobrir" a sua análise ao meu 2º romance. Fiquei emocionada com a maneira subtil, carinhosa e inteligente com que a fez. Descobri que a minha história se pode tornar numa lição de vida, o que me deixa feliz, pois um livro não é apenas o contar algo. Precisa de ter "interior", algo que se possa exteriorizar sobre o leitor. Grata.
    Quanto ao 1º romance O Sentido das Palavras, a história dele, é simplesmente a de Brian já com dezassete anos. Como saiu antes de O Peso de um Segredo, na altura, eu expliquei que a "história" dos pais de Brian, sairia depois! Não tem nada a ver. Para quem acabar por ler o sentido das palavras em segundo lugar, lerá uma história diferente, a de Brian.
    Enorme beijinho e boa continuação com as suas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e muito obrigada por ter gostado :) Sim achei que passava uma lição maravilhosa de que podemos escolher sempre o amor em vez do ódio em qualquer situação! :D

      Em relação ao outro livro tinha mesmo ficado com a impressão de que este era um seguimento mas vou rectificar o erro :)

      Eliminar
  3. Depois de pensar resolvi enviar-lhe a sinopse do livro "O Sentido das Palavras" para clarificar a confusão que possa existir :)

    O Sentido das Palavras

    RESUMO:

    A primeira vez…o primeiro amor…o primeiro perdão.
    E se todos beneficiássemos da oportunidade de retroceder no tempo, e reviver momentos de outra maneira?
    A complexidade das escolhas na idade das incertezas.

    Brian Russel é um adolescente de dezassete anos, que vive em perfeita harmonia com os pais, Christopher e Laura, e uma irmã mais nova, a Emma.
    O entendimento entre todos é perfeito, o percurso académico de Brian idêntico, com o sonho de seguir as pegadas do pai e ingressar na universidade de engenharia.
    Quando conhece Marie Benoit, quase fruto de um acaso, a paixão entre ambos nasce instantaneamente. O que poderia ser uma simples história entre adolescentes banais, rapidamente se revela muito mais intensa e também preocupante, pois quando Marie engravida e escolhe uma saída, que a seus olhos é a melhor para o momento, as suas vidas vão precipitar-se numa sucessão de problemas graves.
    Que consequências surgem na vida de todos, quando se opta pelas soluções mais simples?
    Até onde aguenta um cérebro sobrecarregado, quando sente que a vida lhe escapa por entre os dedos?
    E como pode o pai, libertar o filho e deixá-lo à deriva, quando o seu próprio passado tem uma história carregada de intensidade, perigo e mentira?©

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente não sei como fiquei com a impressão de que o livro era um seguimento do outro! Ai, ando mesmo desatenta ahaha mas confesso que tinha mesmo a ideia de que o eram. Vou mudar a publicação para não confundir ninguém :)

      Eliminar
    2. Olá Catarina.

      Sim, obrigada por modificar a sua publicação, pois apesar de os dois romances estarem interligados, são duas histórias diferentes. E como gostou de "O Peso de um Segredo", porque não, ler "O Sentido das Palavras" e ficar a conhecer Brian Russel já com dezassete anos e a relação que se criou entre ele e o pai Christopher?! :)
      Beijinho

      Eliminar

Instagram Pessoal

Keep in touch!

Follow on Facebook