Arquitectura - Casa em Scottsdale

11:15


Casa em Scottsdale, Arisona, USA
Wendel Burnette Architects

Situada no deserto esta casa mostra que é possível verter poesia em matéria. A natureza do deserto exige carácter e a arquitectura de WBA assim o concretiza.

Rodeada por afloramentos graníticos, arbustos e cactos, este projecto adapta-se à irregularidade do terreno, interna-se nele, camufla-se, mirando um horizonte recortado por montanhas.



Foi resgatada a construção em taipa. As paredes são feitas em terra socada, extraída do local, e betão com um ligeiro pigmento terroso, no exterior são reforçadas com aço o mesmo material empregue na cobertura. Isto resulta num corpo ferrugento que se camufla na paisagem dando continuidade aos tons terra presentes na envolvente.


Também no interior os tons predominantes são os do deserto que com as fachadas envidraçadas dá uma continuidade ao terreno.


Um dos grandes desafios deste projecto foi o clima que pode facilmente atingir temperaturas insuportáveis para o corpo humano. A criação de espaços climatizados que comunicam com um pátio excepcional foi a solução optada pelos arquitectos conseguindo assim criar um oásis privado.


Apesar de ter uma aparência reservada e fechada ao mundo (a partir de determinadas perspectivas) esta habitação consegue ter uma comunicação muito próxima com o exterior através das grandes superfícies de vidro que aproveitam de uma forma magnífica a vista para o deserto e para o terreno montanhoso.


Existe a presença da natureza pelos percursos da habitação iluminando estes com uma luz natural que encontra espaços quentes e escuros. Em conjunto conseguem criar uma grande sensação de conforto visual e apelativo aos seus habitantes.


Criando vários espaços de essência zen, criou-se uma relação de harmonia entre o projecto e o deserto onde os elementos naturais se manifestam.


Catarina 

You Might Also Like

0 comentários

Instagram Pessoal

Keep in touch!

Follow on Facebook