DIY - Elástico de tecido

17:03

Desde que a Jéssica (do blog MissChica) fez um passatempo a sortear elásticos de tecido que fiquei com vontade de experimentar fazer um. São giros e fofinhos e existem imensos padrões que podemos escolher.


Vão precisar de um pouco de tecido, um bocado de elástico, linha (convém ser da cor mais parecida com o tecido, uma agulha, um alfinete e uma tesoura.


Vamos começar com o tecido virado do avesso. Dobrem o tecido ao meio e juntem as duas pontas. O lado aberto é o que vamos começar a cozer primeiro.


Antes de começarem a cozer certifiquem-se que deixaram um pouco nas pontas aberto. Isto vai fazer com que no fim tenham uma abertura para passar o elástico. Eu deixei o tamanho de 3 dedos em cada ponta.


Cozam o lado maior, reforçando a costura nas pontas. Não se esqueçam que estão a fazer um elástico por isso não apertem/estiquem muito a linha para quando usarem o elástico ela não se partir.


Depois virem o tecido para o lado certo. Agora vão cozer as extremidades dos lados.


Apenas cozam o lado maior, os lados não! Reforcem nas pontas.


Estiquem o tecido e fica assim. Esta é a abertura onde vão passar o elástico. Podem também experimentar com vários tamanhos do elástico (prendendo-o com um alfinete, sem o cortar) para ver o efeito que produz no tecido.


Já com o tamanho do elástico definido metam um alfinete numa das pontas e passem pelo elástico.


Cozam o elástico. Aconselho a passarem a linha umas 3/4 vezes para garantir que não se parte. Dêem nós fortes. Depois cortem o elástico que sobrou.


Por fim dobrem um bocadinho para dentro os lados que ainda estão abertos e depois cozam o mais a pontinha possível. Depois de cozido têm o vosso elástico. O meu ficou como na foto em cima e adoro!
estou mortinha para experimentar com mais tecidos.

Gostaram? 

Catarina

You Might Also Like

0 comentários

Instagram Pessoal

Keep in touch!

Follow on Facebook