Bolo de aniversário

13:05

Por vezes não queremos encomendar bolos de aniversários ou queremos fazer mais bolos mas como não são o principal acabamos por os deixar simples, a maioria das vezes porque não sabemos como os enfeitar por isso hoje deixo-vos um bolo que fiz para um aniversário. É bem fácil de fazer e ficou super giro, ideal para as festas dos mais pequenos.

Para começar eu costumo procurar sempre ideias na internet, não necessariamente para copiar algum que veja mas para ter ideias. Estava eu na minha pesquisa quando encontrei um site com uma ideia genial! Bolos em forma de chapéu de aniversário. Vejam aqui.
Depois de me entusiasmar com esta ideia tive que cair na realidade e ver o que tinha em casa (visto que não tinha muito tempo para fazer o bolo). Lá decidi que ia fazer um bolo simples com cobertura em chantili  e m&m's.


Para o bolo decidi fazer pão-de-ló, é fácil, rápido e toda a gente gosta. Existem muitas receitas de pão-de-ló e embora já tenha experimentado muitas costumo fazer sempre a receita da minha mãe porque é a que (na minha opinião) é a melhor.

A receita é então o peso dos ovos em açúcar e metade em farinha. Neste bolo como não o queria muito grande usei 4 ovos, pesei-os e o peso que deu foi o que usei em açúcar (neste caso foram 225g). Para a farinha usei à volta de 100g pois se roubar-mos um bocadinho o bolo fica mais fofo.

Antes de mais unta-se a forma, eu usei papel vegetal porque é mais fácil de desenformar no fim, para quem nunca usou, basta por um pouco de manteiga na forma para o papel agarrar bem e depois untar o papel com manteiga e peneirar com farinha. Acendam o forno a 170Cº para ir aquecendo.
Começa-se então por se separar as gemas das claras (há quem faça tudo junto mas eu separo sempre) e colocar em duas tigelas diferentes. Na tigela das gemas junta-se o açúcar e vai-se mexendo, depois junta-se a farinha. Antes de por a farinha costumo por uma casca de ovo em água (ou seja encho uma casca de ovo de água e junto ás gemas e ao açúcar). Junta-se a farinha e vai-se mexendo até estar toda e depois mete-se uma colher de chá de fermento, mexendo novamente para misturar.
Agora na tigela das claras vamos bater as claras em castelo, costumo juntar sempre uma pitada de sal antes.
Depois de batidas, juntem-nas à outra tigela e em vez de mexer, envolvam-nas no preparado. Quando estiver uma mistura homogénea deitem tudo na forma e levem ao forno. Liguem só por baixo e deixem na temperatura dos 170Cº.


Quando tiver pronto tirem do forno, desenformem e deixem arrefecer. Quando já tiver frio comecem então a preparar a cobertura, neste caso é fazer um simples chantili. Usei um pacote de natas e uma colher de sopa de açúcar. Eu gosto sempre de rechear os bolos (a não ser que esteja a fazer para o pequeno almoço) e por isso cortei ao meio e barrei-o com chantili, entretanto lembrei-me que tinha um pacote de pepitas de chocolate e espalhei um bom bocado delas no meio do bolo. Voltei a monta-lo e barrei-o com chantili por cima e à volta.


Vejam se tapam bem o corte no meio do bolo e se cobrem bem as arestas porque normalmente são as que tem mais probabilidade de se ficarem a ver. Depois é decorar a gosto, eu agarrei num pacote de m&m's que tinha em casa e um pacote de pintarolas do pingo doce e voilá.





Catarina



You Might Also Like

0 comentários

Instagram Pessoal

Keep in touch!

Follow on Facebook